English version.

A pesquisa e disciplinas opcionais do curso se distribuem em  três linhas: 1) Trabalho, Relações Sociais e Serviço Social ; 2) Questão Social, Políticas Públicas e Serviço Social; 3) Identidades, Cultura, Políticas Públicas e Serviço Social. Elas objetivam investigar, construir conhecimento e elaborar proposições de políticas nas temáticas.

 

1.  Trabalho, Relações Sociais e Serviço Social

 

 

1.1 Serviço Social e Formação Profissional

O processo de formação acadêmico-profissional do Assistente Social. Abordagens históricas.

 

1.2 Fundamentos históricos, teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social

Fundamentos históricos e trabalho profissional. Dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas do Serviço Social na contemporaneidade.

 

1.3 Serviço Social no contexto internacional, com ênfase na América Latina

Estudos pertinentes ao Serviço Social com base no reconhecimento das profundas alterações que estão acontecendo na América Latina e no mundo. Busca promover e aprofundar intercâmbios, convênios e parcerias no âmbito da América Latina e demais países com desenvolvimento expressivo do Serviço Social.

 

1.4 Reconstrução histórica em trabalho e educação

Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa social. Relações de trabalho e formação de trabalhadores. História do trabalho e da educação. Políticas educacionais e sistemas de ensino.

 

1.5 Trabalho, política e território

Formas de Organização e Sentidos do Trabalho na Produção Capitalista.Trabalho, Política e Lutas Sociais. Desenvolvimento, Território e Política.Cidade, Política Urbana e Lutas Sociais.Trabalho, Cultura e Modos de Vida.Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social.

 

1.6. Trabalho, direitos, políticas e Serviço Social

Trabalho e trabalho nos serviços. Processos, condições, políticas e direitos do trabalhador. Organização e lutas dos trabalhadores. Ética, ética profissional e política. Saúde do trabalhador e meio ambiente. O Serviço Social nos programas e processos de trabalho com os trabalhadores. Os assistentes sociais como trabalhadores

 

2. Questão Social, Políticas Públicas e Serviço Social

 

2.1 Política Social e Serviço Social

Abordagens acerca da questão social. O debate da política social. Financiamento, controle, participação e gestão democrática. Políticas setoriais. Relação histórica entre política social, luta de classes e Serviço Social no Brasil e demais países da América Latina.

 

2.2 Saúde, Serviço Social e Movimentos Sociais

Seguridade Social, Serviço Social e saúde. Financiamento, controle, participação e gestão democrática da saúde. Relação entre sujeitos políticos, lutas sociais e saúde.

 

 2.2 Violência, Direitos Humanos e Políticas Sociais

Agravamento do fenômeno da violência como expressão da questão social; Direitos Humanos no contexto da contradição da sociedade de classes; defasagem entre os pressupostos universais e a sua objetivação prática; Motivações éticas às ações políticas. Implicações e relações com o Serviço Social.

 

 2.3 Infância e Adolescência, Juventude e Família

Infância, adolescência,  juventude e família; articulação interinstitucional e produção de subsídios para as políticas sociais no Rio de Janeiro; participação e controle democrático Implicações e relações com o Serviço Social.

 

 2.4 Estudos de América Latina e Caribe

 Realidade sócio-cultural, econômica e política dos países latino-americanos; Conflitos Sociais, Processos Políticos e implicações para o Serviço Social.

 

 2.5 Classes Sociais, Movimentos Sociais e Serviço Social

 Estado, sociedade civil e sujeitos políticos; mundialização e crise do capital. Movimentos Sociais no século XXI e suas implicações e relações com o Serviço Social.

 

3  Identidades, Cultura, Políticas Públicas e Serviço Social

 

 

3.1. Direitos Humanos, relações de gênero, geração, raça  e etnia

Produção de desigualdades, incluindo classe social, geração, gênero, raça/etnia, religião e orientação sexual, bem como nas diferentes formas de violência e suas implicações para o Serviço Social; direitos sexuais e reprodutivos na contemporaneidade.

 

3.2. Formação de identidades no espaço educacional, nos espaços sócio-ocupacionais e das profissões.

O espaço educacional e sua interface com diferentes determinações como a da questão étnico-racial; a da educação sexista e discriminatória diante das diferentes expressões da sexualidade. Expressões contemporâneas da divisão sexual e étnico-racial do trabalho.

 

 3.3. Relações de gênero, étnico/raciais, sexualidades e políticas públicas

Políticas e programas sociais relacionadas a gênero, às relações étnico-raciais e à sexualidade; políticas afirmativas e acesso de sujeitos não-identificados como masculinos ou femininos às políticas sociais; políticas sociais e biopolítica.

 

3.4. O impacto da cultura nas sociedades contemporâneas

As diferentes abordagens da cultura na sociedade contemporânea: interface com o poder e reprodução de desigualdades; o espaço cultural como resistência e expressão da autonomia; o papel da mídia; experiências com projetos culturais na prática dos assistentes sociais.

 

3.5. Gênero, Família e Desigualdades Sociais

A relação entre estudos feministas/de gênero e estudos de família. Gênero, vulnerabilidade e desigualdade social. Intersecção das desigualdades de gênero, sexuais, étnico-raciais, de idade e geração nos estudos de família. Família, políticas públicas e Serviço Social

 

3.6. Cultura, Infância e Relações Geracionais e de Gênero

Relações inter e intrageracionais e produção de cuidado. Violência, gênero e infância. Modelos sociais, culturais e institucionais de proteção à infância. Trajetórias biográficas e narrativas sobre a infância.  Aspectos sociais e culturais na produção da infância.